Estratégias de Marketing Digital na Era Atual: Desafios e Oportunidades

Autores

  • Felipe Codogno Francato
  • Wellington Daniel da Costa
  • Renata Oliveira Pires de Souza

Palavras-chave:

Marketing; Ambiente Digital; Estratégia Corporativa.

Resumo

A Era Digital trouxe grandes mudanças no mundo corporativo, em principal, na forma de promover o marketing das organizações. A internet como veículo de comunicação promoveu a rápida propagação de informação, a capacidade de tornar uma notícia “viral”, e a possibilidade de utilizar de diversas estratégias mais específicas par atingir o público-alvo. Neste aspecto, o objetivo do trabalho consistiu em promover uma análise mais aprofundada nas estratégias de marketing digital. Para tal, foi desenvolvido uma revisão integrativa na base de dados do Scielo e Spell, utilizando de descritores como “marketing digital” e “estratégia” e submetidos aos critérios de inclusão e exclusão. Ao todo 50 artigos foram encontrados, dos quais 13 foram selecionados para compor essa revisão. O resultado do estudo foi o em levantamento do uso das seguintes estratégias de marketing digital: posicionamento da marca através de divulgação on-line e aplicação do marketing de relacionamento através de canais digitais; utilização de influenciador digital para proporcionar diferencial competitivo; estratégias de marketing envolvendo dados pessoais; utilização do marketing de gerenciamento de crise; combinação de dois modelos de estratégia de marketing (experiencial e de influência); marketing de Conteúdo Digital; uso do Benchmarking; uso de sites, redes sociais, influenciadores, aplicativos e atendimento/assistente virtual; utilização de estratégia omnichannel; uso do framework; uso do marketing boca a boca digital e de influenciadores digitais. O marketing digital, é hoje, uma ferramenta essencial nas estratégias empresariais, capaz de fornecer insights valiosos para manter a competitividade da empresa, assim como auxiliar no seu desenvolvimento e crescimento.

Referências

Downloads

Publicado

13-01-2025

Edição

Seção

Artigos