Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte arial de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O processo de submissão inicia-se em "Enviar Submissão", de forma que o responsável siga os passos solicitados pela Equipe Editorial da Revista PROSPECTUS.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE ARTIGO

A Revista PROSPECTUS adota as regras de preparação de manuscritos que seguem os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (NBR 10520, NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028), que se baseiam no padrão Internacional - ISO (International Organization for Standardization). 

 

INSTRUÇÕES PARA ENVIO

o artigo deve ser redigido em Arial 12. O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5 exceto resumo que é espaçamento simples. O início dos parágrafos deve conter um recuo de 1,25. Importante ressaltar que o artigo deve conter entre 12 e 20 páginas.

O artigo submetido deve ser digitado em papel tamanho A4 (21 x 29,7), com margem superior de 2,5 cm, inferior 2,5, esquerda 2,5, direita 2,5, sem numerar linhas, parágrafos e as páginas; as legendas das figuras e as tabelas devem vir no local do texto, no mesmo arquivo. 

 

PARA FACILITAR O PROCESSO. BAIXE O ARQUIVO: 

TEMPLATE PROSPECTUS 

 

Os autores podem retirar dúvidas quanto a submissão consultando o editora chefe, Prof. Me. Renata Oliveira Pires de Souza, pelo e-mail renata.souza31@fatec.sp.gov.br


FORMATO DOS ARQUIVOS

Para o texto, usar editor de texto do tipo Microsoft Word para Windows ou equivalente, as figuras deverão estar nos formatos JPG, PNG ou TIFF.

 

FORMATO DAS PUBLICAÇÕES

Os artigos devem conter: 

RESUMO

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 

RESULTADOS E DISCUSSÃO 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 

RESUMO

O resumo deve ser escrito em um único parágrafo, em Arial 12, espaçamento simples entre as linhas, e o texto deve ser justificado. Não deve haver recuo no início do parágrafo. O resumo deve conter no entre 300 a 500 palavras. No corpo do texto deve apresentar o objetivo, a metodologia e os resultados principais.

Palavras-Chave: Palavra-chave 1; Palavra-chave 2; Palavra-chave 3.

ABSTRACT

Deve ser o resumo traduzido para o inglês.

Keywords: Keyword 1; Keyword 2; Keyword 3.

INTRODUÇÃO

A introdução deve ser redigida em Arial 12. O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5. O início dos parágrafos deve conter um recuo de 1,25.

Importante ressaltar que o artigo deve conter entre 12 e 20 páginas.

A introdução deve conter a contextualização da sua pesquisa, trazendo dados, informações importantes acerca do estudo. Também deve contemplar o objetivo, hipótese e justificativa da pesquisa. Importante ressaltar que os autores citados no artigo devem ser recentes (últimos 5 anos).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A seção de metodologia em um trabalho acadêmico ou pesquisa descreve o método utilizado para conduzir o estudo. Ela deve incluir informações sobre o tipo de pesquisa, a população e amostra, a coleta e análise de dados, procedimentos, considerações éticas, limitações e medidas de validade e confiabilidade. É crucial garantir clareza e detalhamento para permitir que outros possam replicar o estudo.

Essa seção pode variar dependendo do tipo de pesquisa e das diretrizes específicas, mas sua finalidade é fornecer uma compreensão completa do processo de pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Explique como você analisou os dados coletados. Isso pode incluir técnicas estatísticas, análise de conteúdo, categorização, interpretação, ou qualquer outro método apropriado para sua pesquisa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As considerações finais em um trabalho acadêmico resumem os principais resultados, destacam implicações, relacionam-se com os objetivos da pesquisa e apontam limitações e sugestões para estudos futuros. Devem ser concisas, claras e não introduzir novas informações. Esta seção encerra o trabalho, deixando uma impressão duradoura e reforçando a importância dos resultados alcançados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências devem ser escritas em Arial 12. Espaçamento simplificado. Com espaçamento antes e depois de . Sem recuo inicial e seguindo as normas de referências a seguir:  

 

Para referência de livros:

  • Um autor:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso). Título da obra: subtítulo. Edição. Local (cidade): editora, data de publicação.

Exemplo:

GIL, Antonio Carlos. Metodologia de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

  • Até três autores:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso); SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso); SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso). Título da obra: subtítulo. Edição. Local (cidade): editora, data de publicação.

Exemplo:

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

  • Com mais de três autores:

 Quando houver mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. Exemplo:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso). Et al. Título da obra: subtítulo. Edição. Local (cidade): editora, data de publicação.

Exemplo:

SOUZA, Gustavo Pereira. Et al. Psicologia na Saúde e na Doença. São Paulo: Editora Roca, 2015.

Para referência de artigos:

SOBRENOME, Nome (iniciais ou por extenso). Título do artigo. Título do Periódico (abreviado ou não), Local (cidade), volume, número, página inicial-final, mês e ano.

Exemplo:

GÓMEZ, Maria Nélida González de. Metodologia da pesquisa no campo da Ciência da Informação. Biblioteconomia Brasília, v. 23/24, n. 3, p. 333-346, 2000.

Para referência de página na web

SOBRENOME, Nome (quando houver, caso contrário colocar a Instituição). Denominação ou Título e subtítulo do produto ou serviço. Indicações de responsabilidade. Tipo de documento e suporte. Disponibilidade (endereço eletrônico). Acesso: (Data de acesso).

Exemplo:

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2021, Brasil tinha 13,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38044-em-2021-brasil-tinha-13-2-milhoes-de-microempreendedores-individuais-meis>. Acesso em 6 out. 2023.

Para referência de legislações

PAÍS. Lei e número da Lei e data (dia, mês e ano). Ementa. Publicação, Local de publicação, dia, mês e ano. Seção, página.

Exemplo:

BRASIL. Lei n. 7000 de 20 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a proibição da pesca. Diário Oficial da União. Brasília, 21 jan. 1991. Seção 1, p. 51.

Para referência de dissertação/tese:

SOBRENOME, Prenome (iniciais ou por extenso). Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Grau da tese ou dissertação – Faculdade, instituição onde foi defendida, Local, data da publicação.

Exemplo:

COSTA, André L. O intercâmbio eletrônico de documentos (EDI) e a administração da cadeia de suprimentos. 1999. 209 f. Tese (Doutorado em Administração da Produção e Sistemas de Informação) – EAESP/FGV, São Paulo, 1999.

 

CONFLITO DE INTERESSE

Os autores deverão explicitar, através de formulário próprio (Divulgação de potencial conflito de interesses), qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido.

Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínios e participação societária) com agentes financeiros relacionados aos produtos farmacêuticos ou equipamentos envolvidos no trabalho, os quais podem teoricamente influenciar as interpretações e conclusões do mesmo. A existência ou não de conflito de interesse declarado estarão ao final dos artigos publicados.

 

BIOÉTICA DE EXPERIMENTOS COM SERES HUMANOS

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível na internet (http://ibpefex.com.br/arquivos/RESOLUCAO.196-96.MS.pdf) incluindo a assinatura de um termo de consentimento informado e a proteção da privacidade dos voluntários.

 

REVISÃO PELOS PARES

Todos os artigos submetidos serão avaliados por ao menos dois revisores com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo.

Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade.
Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

 

CORREÇÃO DE PROVAS GRÁFICAS

Logo que prontas, as provas gráficas em formato eletrônico serão enviadas, por e-mail, para o autor responsável pelo artigo. Os autores deverão devolver, também por e-mail, a prova gráfica com as devidas correções em, no máximo, 72 horas após o seu recebimento. O envio e retorno das provas gráficas por correio eletrônico visa agilizar o processo de revisão e posterior publicação das mesmas.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
    4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    5. As ilustrações, figuras e tabelas devem estar posicionadas dentro do texto em seu local apropriado. Caso necessário, os autores deverão submeter ilustrações e figuras em formato próprio, a pedido da editoração.

 

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.