A Influência do Marketing Digital no Processo de Decisão de Compra Online sob a Perspectiva de Consumidores

Autores

  • Camilly Bezerra da Silva
  • Danielle Vitória Pereira de Lima
  • Janaina Olsen Rodrigues

Palavras-chave:

Marketing Digital; Consumidor; Compras Online.

Resumo

O presente trabalho visa analisar a influência do marketing digital no processo de decisão de compra online na perspectiva dos consumidores. Dessa forma, estudamos e pesquisamos a evolução do marketing tradicional até o presente marketing digital e as ferramentas e estratégias que ele utiliza para atrair e influenciar os consumidores ao adquirir um produto ou serviço. Diante do avanço tecnológico, o consumo virtual vem crescendo e se destacando no mercado e com isso as pessoas preferem adquirir seus produtos e serviços sem sair de casa, já que esse modelo de compra oferece benefícios como a praticidade e agilidade. Além disso, a pandemia do Covid-19 também foi um fator que alavancou ainda mais as vendas online, uma vez que diante do isolamento social a sociedade teve que mudar seu estilo de vida e realizar suas compras através dos meios digitais. O objetivo principal do trabalho foi analisar qual o papel do marketing no processo de decisão de compra do consumidor e quais motivos o influenciam ao adquirir algo. Os métodos utilizados foram as pesquisas bibliográficas por meio do Google acadêmico, livros digitais, e demais recursos. Na pesquisa de campo, realizada através do formulário online, foram obtidas 86 respostas de pessoas de distintas faixas etárias e todas relataram que possuem acesso à internet em um ou mais locais. Além disso, a maior parte das pessoas respondeu que adquire seus produtos através da internet e relatou quais são os fatores que as influenciam a comprar, as categorias mais adquiridas e a frequência com que praticam a atitude. Ademais, a maioria afirmou que após o acontecimento da Covid- 19 suas compras online aumentaram. Constatou-se que os possíveis medos dos consumidores relacionados a essa modalidade de compra são golpes, atrasos de entrega, clonagem de dados, propagandas enganosas, etc. Uma porcentagem menor que 10% relatou que não utiliza ou nunca utilizou os meios digitais para realizar suas compra. Logo, foi possível identificar, no pós-pandemia, a grande presença de consumidores nos meios digitais, ambiente em que o marketing digital é aplicado e utiliza suas ferramentas para atrair e manter o contato com o consumidor.

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Publicado

20-07-2024

Edição

Seção

Artigos