A Percepção da Inteligência Emocional por Gestores de Empresas na Cidade de Itapira
Palavras-chave:
Liderança, Inteligência, Emoção, GestãoResumo
Este trabalho investiga a inteligência emocional sob a perspectiva de líderes na cidade de Itapira. A necessidade de inteligência emocional (doravante IE) é observada em diferentes ambientes em que se é necessário haver uma convivência harmoniosa. Desse modo, a IE pode ser aplicada em um ambiente familiar, escolar e laboral, sobretudo na maneira como gestores conduzem uma equipe. Em termos metodológicos, foram utilizados (i) o método de pesquisa com base em fontes bibliográficas, encontradas principalmente no Google Acadêmico, livros digitais, etc. e (ii) um questionário com perguntas de múltipla escolha e discursivas. Foram abordados os tipos de inteligência, o conceito de liderança, algumas considerações sobre gestão de pessoas, além de outros assuntos pertinentes ao tema. O resultado da pesquisa trouxe a percepção de que, atualmente, a maioria das pessoas, segundo os gestores da cidade em foco, está se expressando mais de uma forma imediatista e ocasionando, assim, conflitos de opiniões, sendo essencial o uso da IE. Entende-se que expressar-se é essencial, considerando que o ser humano possui muitas habilidades e inteligências, porém, saber ouvir o outro e compreender que as palavras podem ser recebidas de diferentes maneiras pelas pessoas é um desafio para um gestor.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7493164