Ataques de Engenharia Social sob a Perspectiva de Estudantes de Duas Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo: Estudo de Caso
Abstract
Um dos ativos de maior valor, seja para pessoas ou organizações, é a informação. Torna-se essencial, desta forma, protegê-la contra quaisquer tipos de ameaças. Este artigo realizou uma pesquisa para dimensionar a percepção de estudantes de cursos da área de TI quanto a ataques por meio de engenharia social. Para tal, foi aplicado um questionário a alunos dos seis períodos de duas instituições de ensino de nível superior do Estado de São Paulo. Foi possível observar que uma grande porcentagem dos entrevistados já foi alvo de abordagens deste tipo. Entretanto, boa parte dos respondentes não sabe ou erroneamente acredita saber identificar um ataque de engenharia social. Conclui-se que o fator humano é crucial para a implementação de políticas de segurança e que o conhecimento, por parte das pessoas envolvidas, das técnicas e de como identificar fraudes pode auxiliar a diminuir o sucesso dos ataques.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7213756