Marketing de Influência: As Táticas das Influencers Digitais para Impulsionar Vendas
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal explorar e compreender as táticas utilizadas pelas influencers digitais para impulsionar vendas por meio do marketing no Instagram, bem como investigar a seleção de marcas, as ferramentas disponíveis na plataforma e os aspectos comportamentais envolvidos. A pesquisa surgiu a partir da necessidade de entender como as influencers podem influenciar as decisões de compra dos consumidores e como elas gerenciam suas parcerias comerciais. Influenciadores digitais são pessoas que, através da criação de conteúdo em plataformas digitais, como redes sociais como o Instagram, conseguem atrair uma grande quantidade de seguidores e influenciá-los de diversas formas comportamentais, incluindo a compra de produtos e serviços. O marketing de influência, portanto, usa influenciadores digitais para conectar marcas com públicos-alvo, moldando a percepção e as escolhas de compra dos consumidores. Ao longo da pesquisa, foi possível identificar que as influencers utilizam uma variedade de táticas para aumentar suas vendas e engajamento, incluindo a criação de conteúdo autêntico, o uso de ferramentas interativas do Instagram, sendo elas: rells, posts no feed, stories e direct e a construção de uma conexão emocional com seu público. Além das ferramentas do Instagram, a forma como as influencers as usam, como para fazer enquetes, caixinhas de perguntas e lives, potencializa a conexão com os seguidores e, assim, a influência exercida. Os resultados mostraram, ainda, que a seleção de marcas promovidas é feita com base na compatibilidade com os valores pessoais da influencer e das expectativas de seu público, o que confirma a hipótese de que a integração entre influencer e marca é crucial para uma promoção bem-sucedida. As ferramentas do Instagram desempenham um papel fundamental na facilitação da criação de conteúdo e na análise do impacto das campanhas. Foi possível, portanto, entender importância da plataforma para o sucesso das influencers digitais e dos produtos por elas promovidos.
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