Utilização da Tecnologia da Informação para o Controle da Jornada de Trabalho em Home Office

Autores

  • Rafael Aparecido Correa de Morais
  • Marcia Regina Reggiolli

Palavras-chave:

Homme Office, Controle, Jornada, Ferramentas

Resumo

A primeira prática de trabalho remoto ocorreu nos Estados Unidos em 1857. Naquela época, o
telégrafo era utilizado para o trabalho, um sistema de envio e recebimento de informações que utiliza a eletricidade para enviar informações codificadas por fios”. No Brasil, os termos Home Office e Teletrabalho são utilizados como sinônimos, a expressão Home Office caracteriza uma relação
específica dentro do teletrabalho, referente ao trabalho que é realizado na residência do empregado, não em qualquer lugar, como afirma ser o conceito de teletrabalho. O home office, em geral, tem se disseminado como meio de trabalho eficiente e viável, pela modalidade adaptada aos avanços das
tecnologias de informação e comunicação e pela tendência de um modo de trabalho a ser
amplamente realizado no futuro. O presente estudo teve como objetivo geral identificar quais as ferramentas da tecnológica da informação e comunicação estão sendo usadas no controle da jornada de trabalho dos funcionários em home office. Utilizou-se da pesquisa descritiva e exploratória para o desenvolvimento do trabalho. Verificou-se que basicamente duas ferramentas tecnológicas são utilizadas para o controle da jornada do pesquisados em home office. Através do
estudo foi possível verificar que há interesse por parte das empresas que utilizam-se do modelo organizacional de trabalho em home office o controle da jornada, inclusive com o pagamento de horas extras, o pagamento e fornecimento de máquinas e mobiliário e infraestrutura para o melhor desempenho do funcionário e produtividade, cumprindo de forma adequada a legislação em vigor a CLT em seu artigo 75-C e 75-D.

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Publicado

— Atualizado em 12-12-2023

Edição

Seção

Artigos