Mapeamento de Processos de uma Empresa Hipotética do Segmento de Distribuição de Peças do Sistema de Exaustão de Automóveis: Aplicação da Notação BPMN
Resumo
Atualmente, a rápida ascensão tecnológica, o efeito da globalização e a crescente busca pela excelência no atendimento ao cliente provocaram nas empresas uma grande preocupação no sentido de se alinhar os processos internos com a estratégia da organização e com as necessidades de seus clientes. Com o mapeamento de processo, torna-se mais fácil a identificação e ações corretivas das armadilhas e deficiências da organização, durante a própria elaboração dos mapas percebe-se pelas dificuldades encontradas as limitações organizacionais, como: falta de estruturação, ambiguidade, redundância e omissões. O objetivo deste trabalho foi mapear e modelar os processos da “Check in Car”, uma empresa hipotética do segmento de distribuição de peças do sistema de exaustão de automóveis, utilizando-se, para isso, a metodologia BPMN. Como resultados, proporcionou-se uma visão completa e gráfica, possibilitando que os gestores possam identificar todos os detalhes de maneira clara e tomarem decisões mais precisas, com foco em melhorias para a organização como um todo. Além disso, o processo fica documentado e desenhado para que, quem o realize, tenha um guia de execução, principalmente quando não tem muita experiência com a tarefa que tem que realizar.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7183162