Ensino de Matemática a Partir das Metodologias Ativas: Uma Revisão Sobre a Rotação por Estações
Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Ensino de Matemática; Rotação por Estações; Aprendizado Colaborativo; Ensino Dinâmico.Resumo
O artigo aborda a aplicação das metodologias ativas no ensino de matemática, com foco na estratégia de rotação por estações. A rotação por estações é uma abordagem pedagógica que organiza os alunos em grupos, permitindo que eles realizem diferentes atividades de aprendizado em estações, com foco em habilidades específicas e interação colaborativa. O artigo realiza uma revisão de literatura sobre o tema, analisando os benefícios e desafios dessa metodologia para o ensino da matemática. A estratégia é discutida como uma maneira de tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, promovendo a autonomia dos alunos e a personalização do ensino. A revisão também destaca a importância de um planejamento adequado e da formação dos professores para a efetividade da aplicação dessa metodologia nas aulas de matemática.