Como os Recursos Tecnológicos Foram Usados nos Períodos Pré, Durante e Pós Pandemia: Uma Análise dos Benefícios por Professores de Ciências

Autores

  • Isabella Capistrano Cunha Soares
  • Paulo Emílio Paes Rodrigues

Palavras-chave:

ensino remoto, tecnologias educacionais, formação de professores.

Resumo

Há muito se discute sobre a importância da inserção das tecnologias em sala de aula como ferramenta
para auxílio do trabalho do professor. Sabemos que as tecnologias podem auxiliar na organização do
professor em seus planos de aula, além de serem ferramentas importantes para encontrar estratégias e
atividades para o professor inspirar, além disso, as tecnologias podem facilitar a compreensão do
conteúdo e motivar os estudantes trazendo materiais mais interativos e visuais. Porém, com a pandemia,
foi necessário implementar o ensino remoto emergencial para dar continuidade nas aulas e, como
pudemos perceber, muitos de nós, professores, ficamos perdidos por não termos a familiaridade com as
ferramentas tecnológicas ou até mesmo não saber como usá-las nesse contexto. Dessa forma, a
proposta desse trabalho de conclusão de custo foi investigar o uso de ferramentas tecnológicas por parte
dos professores em três contextos: antes, durante e após a pandemia e os benefícios destas ferramentas
indicadas pelos professores. A pesquisa tem caráter quantitativo e a obtenção dos dados da pesquisa
foi através de um formulário online desenvolvido pelo Google Forms após devida aprovação pelo Comitê
de Ética. Muitos professores indicaram o uso de ferramentas nos três períodos questionados: pré, durante
e pós pandemia, porém houve a mudança de tipo de recursos usados em cada um dos períodos,
podendo observar que durante e após a pandemia, as ferramentas que promovem uma maior
participação dos alunos passaram a ser mais usadas. Os professores indicam que essas ferramentas
têm benefícios importantes por contribuir com a melhor organização da vida profissional do professor e
também para a maior aprendizagem dos alunos.

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Publicado

13-01-2025

Edição

Seção

Artigos