Logística Reversa para E-Commerce: Estratégias e Desafios
Palavras-chave:
Logística Reversa; Comércio Eletrônico; Estratégias; Desafios.Resumo
A pandemia da COVID-19 trouxe grandes mudanças na forma de comercializar e adquirir produtos. O isolamento social exigiu da gestão de empresarial um plano de melhoria rápido e efetivo para manter o funcionamento da organização, bem como, os consumidores precisaram se adaptar à tecnologia, em principal ao comércio digital (e-commerce) para adquirir o que necessitavam. Neste contexto a Logística Reversa no ambiente de e-commerce passou a ganhar destaque, em principal quando se trata de economia e sustentabilidade. Deste modo, o presente trabalho teve com objetivo de discorrer sobre a importância de um sistema eficiente de Logística Reversa para o e-commerce, em principal destacando como está sendo desenvolvido o processo. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática, utilizando de descritores como “Logística Reversa”, “e-commerce” e “comércio digital”. O serviço de Logística Reversa é direito do consumidor após a compra, para as organizações, trabalhar com um modelo eficiente de LR assegura um melhor relacionamento com o cliente, a economia ao se reparar os danos do produto, a reciclagem de produtos além de um descarte responsável de resíduo.