Falha de Comunicação: Um Estudo de Caso sobre a Percepção dos Trabalhadores da Cidade de Itapira – SP
Palavras-chave:
Gestão de Informação; Comunicação; Ruídos de Comunicação.Resumo
O processo de comunicação é uma ação inevitável dentro da organização, paralelamente, quanto mais eficiente o processo de comunicação menores são as chances de erros ou problemas operacionais, consequentemente, há uma maior chance de sucesso organizacional. Frente a pandemia, a gestão organizacional compreendeu a dimensão dos problemas que a falha na comunicação pode proporcionar. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar a percepção de colaboradores sobre a ineficiência de comunicação empresarial. Sabe-se que, o processo de comunicação é essencial, entretanto, a pesquisa demonstrou que é quase unanimidade a presença de falhas de comunicação, isso independente de ser na relação de subordinação, entre departamentos ou até mesmo entre colaboradores. A ineficiência do processo leva a problemas organizacionais que resultam em impactos tanto no desenvolvimento da atividade laboral quanto na saúde psicológico do colaborador. Assim, o estudo traz uma perspectiva de que, mesmo os colaboradores atuando em diversos setores compreendem a importância da comunicação, ao mesmo tempo que consegue identificar pontos de melhoria, resultando assim a organização criar uma gestão mais eficiente para sanar o problema.