Aspectos Introdutórios do Marketing Jurídico e Considerações Contributivas na Formação na Gestão Empresarial

Autores

  • Vitor Hugo de Freitas Sartori
  • Gilberto Brandão Marcon
  • Joaquim M. F. Antunes Neto

Palavras-chave:

Marketing jurídico. Legislação. Gestão empresarial.

Resumo

Aspectos Introdutórios do Marketing Jurídico e Considerações Contributivas na Formação na Gestão Empresarial O presente estudo visa trazer aspectos introdutórios de como os advogados tem utilizado atualmente as ferramentas do Marketing jurídico, e de que forma o gestor empresarial pode apoderar-se deste campo interessante de ação e investigação. A metodologia utilizada nesse trabalho foi com base na pesquisa bibliográfica narrativa, pautando-se em buscar pertinentes em sites (texto, artigos) e em especial em livros (bibliografia), tanto de questões conceituais de Marketing jurídico (teórico), quanto em pesquisas legislativas (textos de lei). O artigo desenvolve duas temáticas relevantes, que são: a advocacia como atividade empresarial e o Marketing no campo jurídico. As considerações levam a considerar que o formalismo clássico da área jurídica causou o distanciamento dos profissionais desta área das demais áreas de saber, inclusive do Marketing. A partir da ação de grandes escritórios, a adoção das ferramentas de Marketing se demonstrou como fator de sobrevivência, diante da constante inserção no mercado de novos profissionais com perfil extremamente arrojado e menos conservador.

Referências

Downloads

Publicado

20-07-2024

Edição

Seção

Artigos