Ações didáticas para ampliação do vocabulário

Autores

  • Maria Suzett Biembengut Santade

Palavras-chave:

Léxico, Ensino, Leitura, Iconicidade, Semântica

Resumo

O foco deste artigo é a ampliação de vocabulário e as respectivas ações didáticas. As dificuldades de expressão decorrentes do desconhecimento do léxico comprometem o desempenho do falante em qualquer área de estudo e em qualquer língua. Em contraponto, atividades destinadas à aquisição de novos itens léxicos são escassas ou restritas aos glossários que acompanham alguns textos. A consulta a dicionários é recomendada, mas não é praticada em classe. O sucesso da consulta implica conhecer qual o dicionário apropriado, porque cada um tem projeto específico que os distingue. Assim, o trabalho com dicionários impõe o tratamento semântico dos itens léxicos para demonstrar porque não há sinônimo perfeito e como selecionar a acepção adequada para substituir uma forma que muito se repete no texto. Teorias usadas: semântica (Pottier), teoria da iconicidade verbal (Simões), potencial de transparência ou opacidade (Ullmann). Essas teorias aplicadas nos projetos de leitura na graduação (Simões; Biembengut Santade).

Downloads

Publicado

10-10-2021

Edição

Seção

Artigos