Consumo Sustentável e Moda: A Relação Presente na Decisão do Consumidor

Autores

  • Ana Caroline Fernandes Garcia
  • Mariana Pinheiro Cyrino
  • Janaina Olsen Rodrigues

Resumo

Este trabalho se concebeu através de estudos sobre os estilos consumistas atrelados a indústria da moda, a qual constantemente lança tendências e hábitos de vida exacerbados, o que, em contrapartida, não expressa em seu ritmo os aspectos “reinventar e reaproveitar”. Com isso, através de inúmeras reflexões sobre alternativas que afrontam tais padrões tradicionais de consumo de moda, enxergou-se que, ao invés da necessidade de posse constante, é possível acessar aqueles mesmos bens de uma maneira mais sustentável e responsável, afinal, os benefícios que o formato de consumo de second hand trazem, por exemplo, são inúmeros, como: economia de dinheiro, tempo e até mesmo de espaço, além de tornar mais conscientes e ativas, as ações e hábitos de cada cidadão. Tendo isso em vista, decidiu-se agregar neste raciocínio, a ideia do Projeto Interdisciplinar “Ressignifica” desenvolvido pelas autoras em semestres anteriores, que faz jus ao nome, propondo o reaproveitamento de peças e novos significados para aqueles que as vestem, detalhes muito importantes que possibilitam uma experiência inovadora, diferenciada e sustentável. Então, o modelo de negócio também foi aliado com demais outros cases de sucesso de empreendimentos, eventos e pessoas influentes no segmento de moda consciente, onde, todos somados, serviram como definitivo objeto de estudos e análises deste trabalho, que propõem analisar e compreender a complexa relação entre a moda e a sustentabilidade, e a influência dos comportamentos até a decisão de compra. Neste sentido, através de uma pesquisa teórica, investigou-se os impactos que o consumo de fast fashion vêm causando em todo o mundo, como também, de que forma isso influencia nas decisões dos consumidores, a fim de analisar como é feita a ponderação até a aderência a uma tendência sustentável, valendo-se desde a compra a hábitos mais responsáveis. Este estudo, portanto, fomentou reflexões sobre consumo de moda, principalmente com foco nos três contextos da sustentabilidade, ou seja, voltados às causas sociais, econômicas e ambientais.

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.723273

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Publicado

24-10-2022

Edição

Seção

Artigos